S entir
E xpressar
R elacionar

Já imaginou um espaço onde crianças e adolescentes fossem completamente livres para falar sobre seus sentimentos, refletir sobre situações cotidianas, apurar seu senso crítico, tudo isso sem a obrigação de terem respostas para todas as perguntas? Sem medo de errar? Assim é o Espaço de SER! Um programa onde escolas, alunos e famílias se encontram para construir, juntos, uma sociedade com indivíduos mais seguros, responsáveis, autônomos e criativos!

Sobre Espaço de SER l Espaço para Sentir, Expressar e Relacionar

EduCAção INFANTIL

Durante os primeiros anos escolares, quando a criança inicia sua jornada de relações fora do núcleo familiar e encontra uma infinidade de novas possibilidades pela frente, o Espaço de SER deseja manter vivo o seu interesse por experiências novas e garantir que a curiosidade e a criatividade continuem a nortear sua caminhada para a construção de relações verdadeiras e para o despertar de um processo de autoconhecimento. Por isso, para os primeiros anos escolares, escolhemos trabalhar os 3 pilares do projeto: Sentir, Expressar e Relacionar. É nessa fase que encorajamos as crianças a experimentar novas atividades, conhecer diferentes sensações, se encantar pelo mundo fora do conforto de seu lar, promovendo uma autonomia criativa, onde é possível cuidar de si e, ao mesmo tempo, explorar as novidades que acaba de descobrir. Também propomos que elas reconheçam e acolham suas emoções (que ainda causam um certo desconforto, já que são totalmente desconhecidas), identificando melhor o que estão sentindo e, dessa forma, sejam capazes de comunicar esses sentimentos das mais variadas formas.

Sobre Espaço de SER l Espaço para Sentir, Expressar e Relacionar

Ensino Fundamental
Anos Iniciais

Nesse período escolar, que se estende do primeiro ao quinto ano, onde o aluno precisa dar conta de muitas habilidades cognitivas, o Espaço de SER procura direcionar seus esforços a promoção e desenvolvimento de competências socioemocionais específicas. Dessa forma, dividimos o trabalho através do estímulo de competências que batizamos de solares (o centro do projeto para cada faixa etária) e orbitais (que acreditamos ser desdobramentos inevitáveis a partir das incitações às primeiras). São elas: Competências solares: Autoconhecimento, Comunicação, Curiosidade, Colaboração, Proatividade e Pensamento Crítico. Competências orbitais: Autorregulação, Criatividade, Empatia, Determinação e Tomada de Decisão Responsável. A proposta é que cada série trabalhe duas competências solares e uma orbital durante o ano, sendo que uma das solares será sempre o autoconhecimento. E por quê? Compreendemos que essa prática deve estar presente durante toda a vida do aluno e que, sem ele, todas as outras esferas ficam comprometidas. Com isso, acreditamos ser possível atingir o objetivo maior do Espaço de SER de desenvolver e envolver integralmente os estudantes.